sexta-feira, maio 30


Não sei, eu acho que hoje é o meu dia de sorte, mas eu não quero falar de azar ou sorte... prefiro a força do acaso.
E que acaso!
Para onde me levará essa estrada?
Para terra dos elefantes rosas.
Desenhe elefantes rosas, nem que seja uma vez só na sua vida.
Liberdade União Luta e Amor

terça-feira, maio 27

skap

"quando você pinta tinta nessa tela cinza
quando você passa doce dessa fruta passa
quando você entra mãe-benta amor aos pedaços
quando você chega nega fulô boneca de piche
flor de azeviche
você me faz parecer menos só menos sozinho você me faz parecer menos pó menos pozinho
quando você fala bala no meu velho oeste
quando você dança lança flecha estilingue
quando você olha molha meu olho que não crê
quando você pousa mariposa morna lisa
o sangue encharca a camisa
quando você diz o que ninguém diz
quando você quer o que ninguém quis
quando você ousa lousa pra que eu possa ser giz
quando você arde alardeia sua teia cheia de ardis
quando você faz a minha carne triste quase feliz " ;)

domingo, maio 25

Queimem os seus dicionários!

Em 2010, entrarão em vigor as novas regras da ortografia no Brasil. Regras estas, que causam muita controvérsia, e é um assunto tratado em muitos debates atualmente, o que não adianta de nada, afinal, querendo ou não, a gramática (ortografia) vai mudar. O que não quer dizer que o nosso Português tenha que mudar também. Sim, isso é verdade.
O que está acontecendo na verdade é que por questões políticas, o Português do Brasil, Portugal e de alguns países africanos se tornem iguais, e o que gera discussão são as dúvidas: será que alterando a ortografia no Brasil fará com que se perca a nossa identidade lingüística, essa alteração vai facilitar a compreensão das regras gramaticais? A melhor resposta para este questionamento é não.
Não. As características que identificam a cultura e nacionalidade das pessoas não se encontram na escrita, e sim na fala. O Português falado aqui é muito diferente do que é falado lá em Portugal, que é diferente do de Angola e etc. E não vai ser uma mudança na escrita que vai fazer a gente falar : "ora pois, que raio!". E que diferença faz se a gente falar "guarda-chuva" ou "guarda chuva" ? (a nova ortografia cortará no mínimo 5 regras do hífen).
Não. Teremos que estudar as novas regras, e saber quando não empregarmos as regras que já aprendemos antes, pois muitas delas se tornarão inválidas, inúteis. Para os preguiçosos de plantão, que detestam estudar Português, sinto informar-lhes que a nova ortografia não vai facilitar as suas vidas. Imaginem agora os que lecionam Letras, terão que reensinar tudo de novo, e como já foi dito, todos nós teremos que reaprender para não escrevermos do jeito que sempre soubemos! E há quem diga que a nova ortografia facilite tudo....
Meus amigos, minhas amigas, dêem, adeus aos tremas (¨), aos vários acentos agudos (´), alguns circunflexos (^), e numerosos hífens (-) e tal, tal... 2010 vem aí, e a nossa (minha, sua, deles! ) nova gramática também, portanto queimem os seus dicionários, eles estarão cheios de palavras escritas de forma "errada", vocês não querem um dicionário errado e antiquado hein...? Ah não gente, pára! (ou o certo seria "para" sem acento?)

sexta-feira, maio 23

*

eu não procuro, eu não decido
eu não quero ser, nem estar
eu vivo encontrando, eu já sei como eu quero
eu sou e estou extamente onde queria estar
nada me falta, muita coisa me completa

eu sou luaclara.

segunda-feira, maio 19

Trilindo

Eu estava andando triste, eu não estava andando tristemente, eu simplesmente andava em uma rua triste e eu estava triste nãoseiporquê, na verdade eu acho que nem estava tão triste assim. Enfim, triste ou não, o sol estava se pondo, estava fazendo frio e eu sentia uma vontade miserável de fazer xixi.
Mas uma coisa fez todo esse quadro cinza-alaranjado mudar. Uma bicicleta passou por mim e na garupa desta dita bicicleta tinha uma criança, uma criança muito linda, não uma criança linda qualquer, era a criança mais linda que eu ja vi em minha vida.
E a bicicleta andava, e eu também... E a criança começou a olhar para mim, olhava muito, não parava, e eu, ja incomodada e lisongeada na mesma proporção sorri e ela retribuiu! Um sorriso trilindo... E ela continuava a sorrir e a olhar, até que a bicicleta virou a esquina e eu, tal qual uma boba que segue seu idolo virei a esquina também, eu a procurei e a encontrei, e a criança continuava lá, olhando para mim e sorrindo. Sim! Ela estava sorrindo para mim, só para mim. Aí eu percebi que de triste (Estou me contradizendo? Essa caminhada nunca foi triste) passou a ser tão promissora quanto os sonhos de uma jovem gestante. Aí a criança gritou: "Voçê é a mãe de quem?" E eu me assustei e continuei feliz (Ahh sublime felicidade) soltei outro sorriso e lancei um olhar cheio de vida em direção à bicicleta e depois abaixei o meu rosto como se tivesse respondido: "Eu não sou mãe de ninguém".

Pro dia nascer feliz

"Ah, essa é a vida que eu quis, o mundo inteiro acordar e a gente dormir..."

Não, não... na verdade sinto em discordar com O Poeta, mas não quero que chegue um dia que eu prefira dormir enquanto o mundo acorda, isso não é felicidade. O que eu quero mesmo é passar noites sem dormir trabalhando em uma coisa que eu amo, um projeto meu, ou nosso (se você, leitor, por acaso quiser ser meu aliado), serei feliz, completa, quando eu passar dias e mais dias com a cara nos livros (nada de logarítmos, trigonometria, funções e nem o diabo à quatro), com as mãos nas teclas de um computador, fazendo algo que eu queira fazer, nada obrigado, planejando coisas úteis, ajudando quem quiser ser ajudado.

sábado, maio 17

Simultaneidade (Mario Quintana)

- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!
Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!
Eu vou me matar! Eu quero viver!
- Você é louco?
- Não, sou poeta.

domingo, maio 11

Dia das Mães



Mamãe, eu nunca te faço homenagens, e esse ano não sera diferente, e eu não sei quando irá se acostumar com isso.

Mamãe, você nunca lerá isso (eu acho), e eu não sou, nem serei como você sempre sonhou. Você é conservadora, eu sou liberal, você é careta e eu mais ainda, você me ama, eu também.

Por exemplo, você odiou essa foto e me chamou de estranha... mamãe, você é o máximo!

sexta-feira, maio 9

Laranja Mecânica

Um desconforto divino, não consigo apoiar os meus pés no chão, eu caminho trôpego, ora quase caindo ora quase parando... os olhos da ruas se direcionam para mim a me condenar sem me maltratar, as vozes do mundo falando: "você está errado!", e eu sigo, caminhando do jeito dela, vestido igual a ela, como se eu fosse ela, na certeza de que, no lugar dela eu faria bem feito.

quarta-feira, maio 7

Que mal há?

Viva o conflito!Parece estranho, mas o certo é isso, a graça das nossas vidas está no conflito, nas divergências, no caos na desordem... concordar comigo pode parecer uma demonstração de obscuridade, mas não é! Tudo se explica com o velho ditado: "depois da tempestade, vem a calmaria".
Acredito que o maior sonho de Eva era se tornar cineasta, a mulher que se responsabilizou por toda a confusão que o mundo vive, ela comeu da maçã só para criar o conflito que daria início a nossa história. A vida perfeita talvez não lhe desse tanto prazer. Bendita seja Eva, bendita seja a maçã, bendito seja Deus que criou tudo isso, inclusive o diabo que se aproveitou da silhueta delgada e hostil da serpente para persuadir a dona (que de boba não tinha nada) da história mais estranha, a história da humanidade.
O que seria de todo o bem, se não houvesse o mal? Seria uma monotonia. Qual o sentido haveria em viver e morrer se jesus não tivesse vindo à Terra e dando o seu sangue por nós em troca da nossa fidelidade a ele? Se não acredita em Cristo, tudo bem, afinal, não teria graça se todos no mundo fossem crentes. O alívio dos pés só é prazeroso se calçarmos botas apertadas, sufocantes, isso o próprio Machado de Assis nos disse.
E várias Evas existem por aí , comendo maçãs e tantas outras frutas, se deliciando com o sabor do conflito, entrando em caminhos complicados para simplesmente dar um clímax às suas histórias, sem ao menos saber se haverá um final feliz para tudo isso, mas... que mal há?

terça-feira, maio 6

A maçã

É linda, sou fã, ouço, a aprecio...



A maçã (Raul Seixas)

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...

Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...

Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...



Iniciante

Ei-lo aqui, o meu blog, custou, mas saiu. Pensei, pensei... como seria um blog meu? passei dias procurando a resposta dessa pergunta, e hoje descobri que não tem resposta, e quer saber? É melhor assim.
E vamos celebrar... celebrar tudo que há de bom, porque já temos muitos problemas com os quais nos preocupamos, problemas e mais problemas, discussões, nada disso leva ninguém à lugar algum, mas per aí... é isso o que vou fazer aqui! Confusa? Um pouco, e quem não é?
Sejam bem vindos, esse é o Aurea Mediocritas.