domingo, maio 25

Queimem os seus dicionários!

Em 2010, entrarão em vigor as novas regras da ortografia no Brasil. Regras estas, que causam muita controvérsia, e é um assunto tratado em muitos debates atualmente, o que não adianta de nada, afinal, querendo ou não, a gramática (ortografia) vai mudar. O que não quer dizer que o nosso Português tenha que mudar também. Sim, isso é verdade.
O que está acontecendo na verdade é que por questões políticas, o Português do Brasil, Portugal e de alguns países africanos se tornem iguais, e o que gera discussão são as dúvidas: será que alterando a ortografia no Brasil fará com que se perca a nossa identidade lingüística, essa alteração vai facilitar a compreensão das regras gramaticais? A melhor resposta para este questionamento é não.
Não. As características que identificam a cultura e nacionalidade das pessoas não se encontram na escrita, e sim na fala. O Português falado aqui é muito diferente do que é falado lá em Portugal, que é diferente do de Angola e etc. E não vai ser uma mudança na escrita que vai fazer a gente falar : "ora pois, que raio!". E que diferença faz se a gente falar "guarda-chuva" ou "guarda chuva" ? (a nova ortografia cortará no mínimo 5 regras do hífen).
Não. Teremos que estudar as novas regras, e saber quando não empregarmos as regras que já aprendemos antes, pois muitas delas se tornarão inválidas, inúteis. Para os preguiçosos de plantão, que detestam estudar Português, sinto informar-lhes que a nova ortografia não vai facilitar as suas vidas. Imaginem agora os que lecionam Letras, terão que reensinar tudo de novo, e como já foi dito, todos nós teremos que reaprender para não escrevermos do jeito que sempre soubemos! E há quem diga que a nova ortografia facilite tudo....
Meus amigos, minhas amigas, dêem, adeus aos tremas (¨), aos vários acentos agudos (´), alguns circunflexos (^), e numerosos hífens (-) e tal, tal... 2010 vem aí, e a nossa (minha, sua, deles! ) nova gramática também, portanto queimem os seus dicionários, eles estarão cheios de palavras escritas de forma "errada", vocês não querem um dicionário errado e antiquado hein...? Ah não gente, pára! (ou o certo seria "para" sem acento?)

Nenhum comentário: